ESS em Portugal

Investigadores responsáveis em Portugal

Portugal é representado no ESS pelo seu Coordenador Nacional, Alice Ramos do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa. É assistida nesta função por Rosário Mauritti, do ISCTE-IUL e Paula Pinto do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.

Presentemente o ESS faz parte do PASSDA (Production and Archive of Social Science Data) a infraestrutura portuguesa de recolha, arquivo e disseminação de dados sobre atitudes, valores e comportamentos sócio-políticos. É o nódulo português de várias redes de investigação internacionais que recolhem este tipo de dados através da aplicação de inquéritos por questionário a amostras representativas da população (o ESS ou o Comparative Study of Electoral Systems), assim como da rede de arquivos de bases de dados CESSDA-ERIC. Faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi instituído através de uma parceria que envolve unidades e centros de investigação da Universidade de Lisboa, do ISCTE-IUL, da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto.

Presentemente encontra-se em curso trabalho de campo da Edição 9 do ESS em Portugal, que tal como o ESS8 será realizado por uma equipa de entrevistadores e assistentes de investigação sediada no ICS-ULisboa.

Questões sobre o ESS em Portugal devem ser enviadas para Alice Ramos.
 

Participação de Portugal

Até à data, Portugal participou em todas as edições do ESS estando disponíveis no site do European Social Survey todos os dados e documentação de apoio ao trabalho de campo.

ESS1 2002, ESS2 2004, ESS3 2006, ESS4 2008, ESS5 2010, ESS6 2012, ESS7 2014, ESS8 2016